Cientista de dados: entenda o que faz esse profissional

A empresa pode inovar uma solução melhor e ver um aumento significativo na satisfação do cliente. O conjunto de habilidades necessário para exercer a profissão pode ser desenvolvido por cursos de graduação como matemática, física, engenharia, ciência da computação, curso de cientista de dados estatística, economia e administração. Para exercer sua função, o profissional dessa área precisa ter um amplo conhecimento que envolve estatística, ciência da computação, matemática, linguagens de programação e técnicas avançadas de análise de dados.

A grande diferença entre a forma como os dados eram utilizados no passado e como são utilizados hoje, é que antes eles explicavam o que acontecia dentro das organizações. Logo, podemos dizer que quem tem informação, está “com a faca e o queijo na mão”. Dados estruturados são aqueles que são organizados e representados com uma estrutura rígida, que foi planejada para armazená-los, como um banco de dados. Como vimos, a Data Science pode ser definida como a construção de estruturas e soluções para o armazenamento, processamento e integração de dados. Contudo, para compreender a real importância dessa ciência, é preciso pensar nos dados que temos hoje.

Onde atua um Cientista de dados?

Se nos apegarmos às nossas crenças devido à dissonância cognitiva, nenhum argumento nos levará a moderar os nossos pontos de vista, mas sim a entrincheirar-nos ainda mais neles. Poucos de nós somos parte de cultos que preveem o fim do mundo, mas vivemos em grupos definidos nas redes sociais onde a nossa identidade está cada vez mais ligada a um partido político ou tribo ideológica. «Eu não iria seguir um caminho alternativo e tortuoso. Minha família era democrata em uma cidade onde não havia muitos democratas. Para mim, ser o melhor garoto do mundo naquele mundo era ser conservador.» A expressão «o melhor garoto do mundo» é um paradigma conhecido por gerações de homossexuais nos EUA. Refere-se ao jovem que desvia a atenção da sua sexualidade investindo demasiada energia em outra coisa.

O Data Scientist ou Cientista de Dados é um profissional multidisciplinar, responsável por transformar dados em informações relevantes e claras. Além disso, ele é responsável pela formulação dos problemas, pela escolha de modelos de https://deliriumnerd.com/2024/04/22/cientistas-de-dados-empresas/ simulação e estatística, assim como pela entrega dos resultados de análise. O crescimento desta profissão reflete não apenas a evolução tecnológica, mas também uma mudança no modo como negócios e sociedade percebem e utilizam dados.

Por que a ciência de dados é importante?

Proatividade, criatividade e comunicação não são suficientes se o profissional não possuir conhecimento das principais ferramentas que envolvem o Big Data Analytics. Para alcançar essas informações, grande parte das empresas estão dispostas a investir pesado em tecnologia Big Data. Houve o caso, por exemplo, da empresa que relacionou a compra de fraldas com cerveja e, por isso, resolveu colocá-los próximos na mesma prateleira. Contudo, somente esse tipo de cruzamento de informações não satisfaz mais o mercado.

  • Essa é uma profissão que deve ser cada vez mais necessária no mercado de trabalho.
  • No entanto, o MEI com nome sujo pode encontrar dificuldades para conseguir empréstimos ou financiamentos para investir no negócio, alerta Helena Rego, analista de Políticas Públicas do Sebrae.
  • Ela é caracterizada por visualizações de dados, como gráficos de pizza, gráficos de barras, gráficos de linhas, tabelas ou narrativas geradas.
  • As plataformas de cloud geralmente possuem diversos modelos de precificação, como assinaturas ou pagamento por uso, para atender às necessidades do usuário final, seja ele uma grande corporação ou uma startup de pequeno porte.

A ciência de dados abrange a preparação de dados para análise, incluindo limpeza, agregação e manipulação de dados, que irão gerar análises de dados avançadas. Os aplicativos analíticos e os cientistas de dados podem então revisar os resultados para descobrir padrões e permitir que os líderes de negócios obtenham percepções com informações relevantes. Além disso, é a principal ciência para definição de tendências, comportamentos e análises profundas.

Faculdades de Medicina no Rio de Janeiro: veja as melhores

Além disso, ela permite a realização de estudos preditivos, que irão apontar possíveis movimentos futuros, assim como tendências e comportamentos. Já os dados não-estruturados são flexíveis e dinâmicos ou sem qualquer estrutura. Um bom exemplo pode ser observado nas redes sociais, que misturam um grande número de textos, imagens, vídeos e diversos outros formatos. Data Science ou Ciência de Dados é uma área multidisciplinar, que tem como principal objetivo capturar, armazenar, processar e, sobretudo, analisar dados, sejam eles de qualquer natureza.